domingo, 12 de julho de 2009

Parafraseando

O nosso primeiro ministro disse a dias que «Já não somos os flagelados do Vento Leste», mas sim somos um PDM, uma Nação Global com os olhos postos no Nosso Futuro que é a Nossa Certeza.

Eu diria que somos os flagelados dos nossos governantes que sem eira e nem beira caminhamos para um futuro incerto.

Pergunto:
Um PDM em que há pessoas no interior das ilhas que passam um mês sem ganhar 1$
?
Um PDM em que há concelhos com pessoas a viverem na extrema pobreza?
Um PDM sem/com um planeamento básico ou deficiente?
Um PDM sem a competitividade nos sectores públicos?
Um PDM...?

Poderia estar aqui a fazer milhares de perguntas sobre um PDM, o que não rima com o nosso estado de desenvolvimento. Um PDM deve-se sobretudo ao desenvolvimento sustentável a nível pessoal, social e cultural. Cabo Verde ainda está muito longe de atingir um desenvolvimento médio, o triste de tudo isso é ver que muitos caboverdeanos estão limitados a CV devido à falta de meios, acreditando de que somos o melhor ou um dos melhores da África, quando na verdade somos um dos piores. Pessoal, o meu apelo é para não ficarmos adormecidos e acríticos. Devemos dar o maior e melhor de nós mesmos para um CV melhor, não acreditando em certas fantasias e ilusões, pesquisando, procurando ser o melhor no que somos, com vista ao desenvolvimento de um CV que é nosso e para os nossos filhos. Devemos pensar que CV não é meu e nem dele mas sim nosso, por isso devemos construir um CV de caboverdeanos e para os caboverdeanos inserido num mundo desenvolvido e globalizado.
Cabo Verde não é só dos políticos, médicos, engenheiros ou advogados, é também das peixeiras, agricultores, pedreiros e das nossas vacas e cabras.
Sei que desenvolvemos muito após a independência mas não chega o que temos feito até aqui para um mundo que temos hoje.

É preciso fazer mais e melhor, Cabo Verde conta com apoio de todos nós!


Sem comentários: