sábado, 18 de julho de 2009

Efeito Ratatui


Por falar em fotografias, hoje tive uma reacção muito estranha. Depois de uma semana sem dormir bem, finalmente tive o merecido descanso. Dormi até às 11h( coisa rara), liguei a TV deparei com o jogo de basquetebol Cabo Verde vs Portugal a completar o calendário de mais um dia de Jogos da Lusofonia sob lema "União mais forte que a vitória". Com aquela preguiça toda, só tive o tempo para almoçar( já que não tive tempo para tomar o pequeno almoço), voltei a cair num sono profundo vendo apenas a primeira metade do jogo de basquetebol Brasil vs Angola que começou depois do jogo de Cabo Verde.

Não estou aqui para falar em jogos, lusofonia ou fodas e o caralho. Estou cá para falar em fotografia. Quando voltei a acordar por volta das 20h comecei logo a ver telejornal( que raio de terra é esta? Parece que não têm notícias, só falam em crise, governo e o gripe A, estou farto!). Então liguei o messenger comecei a vasculhar os contactos e encontrei o meu amigo Miguel. Já não falávamos a bué de tempo, sempre que falamos, temos algo bom ou de novo para discutir. Falamos sempre abertamente sobre homens, religiões, política, sociedade e muito mais. Como sabia que ele tem a paixão pela fotografia, comecei a falar com ele sobre a fotografia, ele mandou-me passar pela sua página, já não recordava da página porque dias atrás tive que formatar o PC por causa dos malditos vírus. Gentilmente ele enviou-me o link, dei uma vista de olhos nas várias fotografias que lá estão, de repente encontrei esta:

Sei pouco ou nada sobre a arte. O importante é o que esta fotografia provocou em mim. Vendo directamente a fotografia vem logo na minha mente o edifício da FEUP, ao observá-la com mais atenção pude ver que não é. Ao ver as vidraças pude notar o céu e as nuvens maravilhosa que parece o céu de Cabo Verde mas não o é. Fiquei estranho e parado por um tempo. Veio num instante milhares de coisas na minha mente como: FEUP, Cabo Verde, os edifícios, o sol, o mar, Portugal, o frio, terra, "bufa-bufa", o homem com óculos, mulher de olhos grandes, corte de papel, minha infância, enfim, milhares de coisas que me faz viver Cabo Verde e Portugal, cidade e campo, tudo ao mesmo. Como disse o Protágoras "o homem é a medida de todas as coisa", por isso permita-me Miguel dizer que esta fotografia, "não é uma fotografia", é um retrato, um sentimentos verossímil de viver o campo e a cidade, um retrato, uma arte e um sentimento uno das várias realidades vivido por um homem entre dois países ou regiões diferentes. Como custuma dizer o meu amigo " Kel fotu la dan Ratatui!".

Um grande abraço!

OSLIMARIAS 20090718

Foto: Pedro Sá Correia

Sem comentários: