segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um comentário feito ao jornal asemana online

Espero este meu comentário não ser censurado pelo vosso jornal.

Cabo Verde está a precisar de um verdadeiro líder e com capacidade de internacionalizar CV para podermos sair desta miséria. Há dias estava a ver um discurso do nosso PM que foi simplesmente uma vergonha. Não tenho nada contra o governo mas em pleno séc. XXI, merecemos um líder com uma visão moderna e vocacionado para os verdadeiros desafios que a humanidade está a ultrapassar. Me perdoem mas as mentalidades de muitos dos nossos políticos ainda estão no séc XV. Que andam a fazer esses nossos políticos? Andam a comer e beber à custa dos caboverdeanos e não fazem absolutamente nada. Temos uma montanha de deputados que só figuram no parlamento, eles estão mais preocupados com os dinheiros que ganham em cada sessão parlamentar do que desempenhar os papéis para o qual foram eleitos. Por enquanto temos a bipolarização partidária, uma população passiva e adormecida "nu ka ta txiga la inda". Sabem porquê? Porque já vi muitos colegas que apesar de terem formados, não são alternativas para CV porque estão a cair sempre no mesmo ciclo vicioso: Buscar o enriquecimento rápido através da política! Qual é o resultado de tudo isso? Temos um cambada de pessoal formados que apenas andaram nas universidades para ter o diploma e viver a vida de "maskadxon" na política, enquanto o país degrada cada dia. O pior disto tudo é que eles têm novas estratégias de camuflar a realidade. Os nossos governantes em vez de estarem preocupados com: a qualidade do ensino, a saúde pública, o saneamento básico, a situação dos emigrantes, a união dos caboverdeanos, a delinquência juvenil, o abandono escolar, a criação alternativas para jovens e cooperar com outros países para terem alternativas para energias, população, emigrantes, desemprego etc eles estão preocupados com as banalidades como: o ALUPEC, o recenseamento da diáspora (para obterem votos é claro ), "propagandear" a nossa constituição, números de estudantes e disciplinas existentes na UNICV sem terem criados as condições para um bom funcionamento destes. Onde já se viu uma universidade pública com 53% dos docentes licenciados? Só em CV! O pior disto tudo é que não temos alternativas, temos uma oposição fraca! Já viram o que querem os nossos ministros? Querem trabalhar a sério para o desenvolvimento de CV? Não me parece que estes gajos querem o melhor de CV ou o melhor da nossa sociedade, eles querem o melhor dos seus bolsos. Nós os caboverdeanos somos muitos "basofos", escondemos as nossas realidade tentando dar a imagem de que somos os mehores da África ou PALOP, nada mais falso. Chegará o dia da verdade em que esses homens vão parar todos na cadeia por causa do que estão a fazer hoje.
Em CV metemos a política em tudo, agora até querem impor-me a falar e escrever uma "casta da escrita" que eles inventaram. Não vou nunca submeter às estas tretas destes gajos. Em vez de estarem preocupados com assuntos do interesse públicos, andam preocupados com eles mesmos e os familiares!

Não obriguem os inocentes( as nossas crianças ) a estudarem as vossas teorias/conjecturas!

Bem haja!

mrvadaz 20090622

4 comentários:

Et disse...

Para não criticar no vazio, leia isto:http://www.cultura.gov.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=128&Itemid=33 Et.

mrvadaz disse...

Caro Et,

Muito obrigado pelo link mas li a entrevista ontem muito antes de ter escrito este comentário. Obtive o link através do blogue Son di Santiagu. A critica sobre esta entrevista sairá breve e não vai ser no vazio. So para adiantar, achei muito engraçado o ministro da cultura a "choramingar" os 2/3 de deputados, o que significa que caso ele tivesse esses números de deputados hoje eu estaria condenado a ser um suposto utilizador daquela "casta" de escrita que eles inventaram. FELIZMENTE ELE NÃO TEM!

Unknown disse...

Meu caro! entendo a tua preocupação e ambição! vamos com calma!! CV é um dos poucos países africanos que conseguiu reduzir a pobreza, mais um passo importante para os OM (OBJECTIVOS DO MILÉNIO). E o reconhecimento do nosso Cabo Verde salta à vista de todos com as várias parcerias internacionais que que vêm sido estabelecidas, nomeadamente a Parceira Especial e o MCA (sem nomear outros). Claro que nem tudo é ouro sobre azul. Mas temos de ter calma, só temos 34 anos de independência

Anónimo disse...

Meu caro Alexandre!

Muito obrigado pelo seu comentário, apreciei-o muito, como disseste um tempo para tudo mas convém começarmos a meter a mão na massa.

Abraço,