
Imagem: aki
É por isso que a nossa terra é um Paraíso...
Um homem pacato, morre e vai para o inferno.
Ao chegar lá, ele descobre que há um inferno diferente para cada país e ele decide tentar o menos penoso para passar a sua eternidade.
Ele vai ao inferno alemão e vê uma pequena fila de pessoas e pergunta :
"O que fazem aqui ?
Disseram-lhe: « Primeiro põe-te numa cadeira eléctrica por uma hora.
Depois põe-te numa cama de pregos por mais uma hora.
Por fim o diabo alemão vem com um chicote e chicoteia-te até a noite.
O homem não gosta do que ouve e vai tentar a sua sorte num outro inferno. Ele passa pelo inferno dos EUA, da Russia e muitos mais.
Todos eles praticam o mesmo que o inferno Alemão. Mas o que fazer então?
Ele continua a andar até que descobre uma grande fila no inferno de Cabo Verde (entenda-se Praia), era tão longa que fazia lembrar a Embaixada de Portugal em ASA.
Muito intrigado, ele pergunta o que fazem nesse inferno. Ao que lhe respondem:
Primeiro põe-te numa cadeira eléctrica por uma hora.
Depois põe-te numa cama de pregos por mais uma hora. Por fim o diabo Caboverdeano vem com um chicote e chicoteia-te até a noite.
Ai, mais admirado ainda, o homem pergunta: Mas é exactamente o mesmo tratamento que fazem nos outros infernos. Porque razão então a fila aqui é tão grande?
Resposta:
"Porque aqui nunca há electricidade, portanto a cadeira eléctrica não funciona. Os pregos foram encomendados e pagos, mas nunca foram fornecidos, os contentores estão presos no porto, portanto a cama é muito confortável.
E o diabo caboverdeano é trabalhador da função pública, por isso vem assina o ponto e depois sai para tratar de assuntos pessoais, propaganda do ALUPEC, MPD e PAICV, portanto nunca está presente para chicotear os mortos"...
E esta heim?!
E continuou:
- Tenho a certeza de que estava com ela ao entrar na sala de espera. Tive o cuidado de a guardar bem, após apresentar o BI ao segurança. Não quero fazer nenhuma insinuação, mas a única pessoa com quem estive depois disso foi o Dr. Armando Vara, que está aqui na sala de espera ao lado.
O Primeiro-Ministro retira-se do gabinete. Pouco tempo depois, regressa com a carteira na mão.
Reconhecendo a sua carteira, o empresário comenta:
- Espero não ter causado nenhum problema pessoal entre o Senhor Primeiro-Ministro e o Dr. Armando Vara .
Ao que José Sócrates responde:
- Não se preocupe! Ele nem percebeu!...
O vírus da dengue é transmitido ao homem através de picadas do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus.
O homem é o principal reservatório do vírus, embora alguns estudos demonstram que o macaco é o reservatório selvático na Malásia.
Os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-l, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) têm antígenos muito similares mas são suficientemente diferentes para provocar proteção parcial contra os outros após infecção por um deles.
SINTOMAS:
Existem três formas clínicas da doença: a dengue clássica, a dengue hemorrágica e a síndrome de choque da dengue. Na forma clássica, a doença provoca dores de cabeça e musculares, erupção na pele, comprometimento das vias aéreas superiores, febre e aumento das glândulas linfáticas.
A dengue hemorrágica causa, ainda, hemorragias intestinais, cutâneas e cerebrais, e é muitas vezes fatal. Essa forma de infecção ocorre quando a pessoa já teve a doença e é reinfectada por um dos outros tipos de vírus.
TRATAMENTO / CURA:
Identificado a tempo, a dengue é tratável e sua cura é total, sem deixar seqüelas. Vale destacar que, entre as crianças menores de 15 anos, o risco de ocorrer síndrome de choque da dengue é maior. Na falta de tratamento, o índice de mortes é de 70% a 80%.
Não existe vacina contra a dengue, a melhor forma de prevenção é por meio da eliminação de focos de água parada, onde o mosquito transmissor costuma se reproduzir.
PECULIARIDADES:
A Aedes aegypti é o mais eficiente dos mosquitos vetores devido aos seus hábitos domésticos. A fêmea pica o homem durante o dia.