segunda-feira, 11 de maio de 2009

Artistas de Cabo Verde I

Hoje em dia o que não falta em Cabo Verde são artistas. Ao mesmo tempo CV carece de artistas. Porquê? Não vou referir todas as áreas mas sim refiro-me à musica e literatura que são áreas que entendo qualquer coisa. Posso até ser um "kabuverdianu tipiku", aquele que tem opinião para tudo mas não posso deixar de ver que o que passa nestas duas áreas em CV é uma vergonha para aqueles que realmente são artistas.

MUSICA:

1) Temos excelentes artistas em que muitos deles além de não terem a fama que realmente merecem, as qualidades dos trabalhos não é reconhecido, além de muitos esforços que fazem em prol da nossa música continuam a serem injustiçados.

2) Temos "artistas-fama", os preguiçosos mentais, malandros, proveitadores e lixos que infelizmente hoje a maioria deles estão a tomar conta do nosso universo musical. São pessoas que não trabalham, não pequisam e não fazem o mínimo de esforços para fazerem uma obra de arte e limitam a copiar trabalhos dos outros (quer antigos ou modernos) e fazem um "Ctrl C" e "Ctrl V) com "novos aranjos" e ou adicionando mais instrumentos para poderem ganhar a vida à custa dos outros. O exemplo típico de tudo isso é ver o que estão a fazer com as músicas do Pantera actualmente. Esses "assassinos macabros" que estão a difinir-se como verdadeiros artistas de CV e são eles que detém a maior parte da nossa economia musical o que na verdade não passam de bostas. Vi uma entrevista de um "artista" que diz ter a responsabildade de assegurar o futuro da nossa música sendo trabalho dela é 98% da reedição dos trabalhos antigos dos verdadeiros artistas. Devo usar o termo artista para ela? Em que sentido? Sinceramente se o futuro da música de CV passa pelas mãos dela e de outros artistas semelhantes vos garanto que no futuro nenhuma pessoa com o mínimo de senso vão querer ouvir as músicas de CV. Agora ficou moda artistas a cantarem bossa nova e outars músicas em crioulo assumindo que estão a representar a música de CV. Tenham vergonha! Eu sei das influências e da evolução da música mas convém não exagerarmos.

LITERATURA:

1) Temos bons ecritores e não só, os que realmente são verdadeiros artistas.

2) Temos pessoas que escrevem que são vergonhas nacionais. Querem exemplos? Consultam o jornal Asemana a edição online em: http://asemana.publ.cv/ e entram em "Colunista" e "Opinião" para confirmarem o "Kabuverdianu tipiku" e para reforçarem a ideia, leiam o Liberal, também a edição online em: http://liberal.sapo.cv/. O Asemana há muito tempo que tem uma única e excelente colunista que é a Otília Leitão e a secção de opinião está cheia de barbaridades escritas. O Liberal é pior ainda porque confunde a coluna com opinião e vice-versa, poemas com prosas, prosas com notícias etc. É de lembrar que no meio das "lixeiradas" encontramos excelentes artigos do Jorge Carlos de Afonseca e Casimiro de Pina.

3) O pior disso tudo, surgiu tanto no Liberal como no Asemana o português "traduzido em k" e uma nova casta da escrita com ofensas, propagandas políticas, e manifestação do "kabuverdianu puru" a torto e a direito. Todos eles são autênticos "resíduos perigosos" e merecem a incineração porque não merem ser chamado de escritas. São puras leviandades!

mrvadas

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Esta é a primeira vez que visito o blog. Gostei do post e subscrevo muito do que foi dito.

Só faltou malhar nos blogueiros. :)

Cumprimentos.

mrvadaz disse...

Olá Amílcar! Como podes ver esta foi a parte I. A parte II virá em breve.
Abraço,